29/06/2023
No Brasil, o primeiro caso de Candida auris foi identificado na Bahia, em 07/12/2020, isolado em uma amostra de ponta de cateter em um paciente internado na UTI de um hospital em Salvador/BA. Em 2021, foi identificado um novo caso, em um outro hospital no mesmo município. Em janeiro de 2022 ocorreu a notificação de um surto em Pernambuco envolvendo 48 pacientes.
Em maio de 2023, foram notificados novos surtos (a notificação de 1 caso para esse microrganismo é considerada como surto) em 3 hospitais de Pernambuco. Foram confirmados 9 casos até o momento, um dos hospitais identificou 5 casos, outro identificou 3 casos, o terceiro hospital identificou 1 caso.
Sendo assim, a confirmação da identificação de C. auris em um hospital de São Paulo representa o 77º caso de Candida auris no país e o primeiro do Estado de São Paulo.
Constitui-se num grave problema de saúde pública, por ser de difícil diagnóstico laboratorial pelas técnicas rotineiramente utilizadas, resistente aos antifúngicos habitualmente disponíveis para tratamento e pela possibilidade de disseminação em serviços de saúde causando surtos de infecção ou colonização.
Confira AQUI o alerta da Covisa
Nossa Missão
Criar condições para diminuir a incidência de infecção hospitalar, através de programas de formação e educação, produção e difusão ágil do conhecimento, além de desenvolver vínculos com organizações governamentais para interferir na política de controle de infecção hospitalar.
Nossa Visão
Ser uma entidade independente, de referência nacional em epidemiologia voltada para os serviços de saúde e especialmente para prevenção e controle das infecções a eles relacionadas.
Filosofia de Trabalho
Atender aos nossos clientes com profissionalismo, mantendo postura ética, preservando o caráter multidisciplinar e a credibilidade da associação.