"Hospital Santa Catarina promove ação para reforçar higiene das mãos"

 09/05/2016

“Dia 05 de maio é o dia mundial da higiene de mãos, e o Hospital Santa Catarina é um dos mais de 18.000 serviços de saúde no mundo que utilizam a data para reforçar seu compromisso junto à Organização Mundial de Saúde (OMS): reduzir e prevenir infecções associadas à assistência à saúde por meio da higiene de mãos. Este foi o Primeiro Desafio Global pela Segurança do Paciente, lançado em 2005, e que tem o Brasil como país apoiador da ação desde 2007, promovendo o Cuidado Limpo é um Cuidado Mais Seguro.

A prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) segue como prioridade de saúde pública, pelos altos índices de mortalidade associada (superior a tuberculose, malária e aids somadas – dados da OMS), morbidade com custos tangíveis e intangíveis, com capacidade de causar sofrimentos, e com agravante que em países em desenvolvimento as IRAS podem acometer até 1 em cada 4 pacientes.

O mesmo cuidado à saúde que salva e por vezes implica em dependência de procedimentos, medicamentos, inserção de dispositivos invasivos (e consequentes riscos...), pode ter uma solução eficiente atrelada: higiene de mãos de modo correto e nos momentos certos.

O Hospital Santa Catarina tem trabalhado sobre a estratégia multimodal da OMS, com ênfase em facilitar acesso a produtos de qualidade no ponto da assistência, e orientação sobre uso (como e quando), entendendo que a incorporação destes momentos na rotina facilita a sua aplicação de forma mais automatizada.

Com realidade privilegiada, e bem distante da de países com poucos recursos (em pesquisa da OMS 35% dos serviços de saúde aí localizados não dispõe de água nem sabonete para higiene de mãos), a adesão à higiene de mãos na instituição ainda está aquém de 100%, porém é superior aos dados de literatura que costumam apontar para valores em torno de 40%.

Com objetivo de melhorar o engajamento dos profissionais a partir do entendimento do cenário, reforçando em cada um o senso de responsabilidade, e fortalecer percepção de segurança entre pacientes e familiares, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar optou este ano por uma ação sensibilizadora: uma instalação audiovisual, a exposição Veja suas Mãos, com fotos de Victor Daguano e curadoria de Wander Vieira. Consideramos feliz a coincidência e consonância do mote fornecido pela OMS: See your Hands (Veja Suas Mãos).

São 15 fotos em preto e branco e um vídeo de 30 segundos (este alternado com vídeo da OMS onde fotografias de pacientes vão sendo marcadas por impressões digitais).

As imagens buscam reforçar desvios positivos ao retratar pessoas e equipes em diversos setores (unidades de internação, pronto-atendimento, terapia intensiva) como também deixam clara a importância de todos para o bem comum, ao trazer em foco profissionais que não tocam diretamente o paciente, porém cujas mãos limpas são decisivas para o resultado junto ao paciente (como profissionais da central de material e esterilização, serviço de nutrição e dietética, farmacêuticos...), além dos que armazenam e distribuem os produtos (almoxarifado), garantem abastecimento no ponto da assistência (higiene) e a estrutura em perfeito funcionamento (infraestrutura). No vídeo, imagens de mãos, ora de pacientes pediátricos brincando com tinta, ora de profissionais realizando a higiene de mãos, alternadas, num moto continuo – poder que temos de marcar, poder que temos de escolher, afinal nossas mãos são instrumentos da tomada de decisão diária e contínua.  Cada imagem tem um título que convida à reflexão.

Ao término da exposição o visitante pode assinar o Livro do Compromisso – livro de registro – com a causa.

Em breve será lançado um concurso de fotografias no qual funcionários poderão concorrer a prêmio para melhor foto com o tema “Mãos Limpas, Mãos que Salvam”, no contexto da saúde.

A exposição Veja Suas Mãos segue aberta ao público no boulevard do Hospital Santa Catarina até o dia 30 de maio.”

Texto: Dra. Glaucia Varkulja. 

Equipe da CCIH envolvida no projeto:
Joan P. Tomaleri
Karoline M. Gama
Raísa B. M. Novo
Glaucia F. Varkulja

IMG_8661.JPG

IMG_8664.JPG

IMG_8666.JPG


A APECIH

Nossa Missão
Criar condições para diminuir a incidência de infecção hospitalar, através de programas de formação e educação, produção e difusão ágil do conhecimento, além de desenvolver vínculos com organizações governamentais para interferir na política de controle de infecção hospitalar.

Nossa Visão
Ser uma entidade independente, de referência nacional em epidemiologia voltada para os serviços de saúde e especialmente para prevenção e controle das infecções a eles relacionadas.

Filosofia de Trabalho
Atender aos nossos clientes com profissionalismo, mantendo postura ética, preservando o caráter multidisciplinar e a credibilidade da associação.

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais

   

Localização

Localização via Google Maps

Parcerias

  • CNPH
  • ABIH